Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

3 PASSOS PARA COMEÇAR A ANDAR

RMG_9223b.jpg

Quando começo um processo de mudança com um atleta (ou outra pessoa qualquer), começo sempre por três questões cruciais para que haja efetivamente uma mudança. É isto que todos querem certo? Mudança! Algo diferente! Não estando contentes com a situação atual, querem respostas sobre como alcançar os seus objetivos. 

 

E o primeiro passo é mesmo esse: Onde estou e onde quero chegar?

 

Muitas vezes, quando faço esta pergunta, surgem logo duas situações: Primeiro, maioria não me sabe dizer onde está. Quem é, o que faz efetivamente (sem histórias e desculpas), se está perto ou longe dos seus objetivos, se tem realmente o que precisa para chegar lá. Segundo, não sabem exatamente para onde querem ir. A grande parte das pessoas diz-me algo vago e óbvio que é "Quero melhorar." A sério? Não me digas... Pensava que querias piorar... 

Essencial que saibas o que queres. Qual o próximo passo? Onde queres chegar? A que lugar? A que posição? A que velocidade? Quando? 

Saber onde estou e onde quero chegar, é o primeiro passo para que as coisas sejam vistas como são. Nem piores nem melhores, mas sim exatamente como são.

 

Daí partimos para o segundo passo: O quê, e como faço para chegar lá?

 

Esta pergunta é super! Porque trás a responsabilidade para ti! Não depende de outro, o que te traz de volta o controlo da tua vida e do teu caminho. Repara que a pergunta é "o que faço!", e não, "o que tem que acontecer à minha volta?", nem "o que outros têm que fazer por mim!". 

Respondida esta pergunta, com planos e estratégias sobre as atitudes que deves tomar, começas a acreditar que tens potencial para chegar lá. Só de escreveres num papel estes passos, a conquista começa a tornar-se real. Descreve o que tens que fazer, quantas vezes por dia, por semana, por mês... Com que intensidade, de que forma, com que mentalidade, com que postura... O processo para chegar ao teu objetivo deixa de ser vago, e começa a ser algo praticável ao longo do tempo. 

 

Finalmente o terceiro passo: FAZ! 

 

Nada se torna real quando apenas pensamos sobre isso, ou quando apenas queremos muito aquilo. As coisas tornam-se reais, quando as tuas ações também são reais. FAZER é a palavra chave. Fazer com a consciência que o primeiro passo te deu, e com a direção que o segundo passo te deu. Agora é Fazer e Refazer. Ajustar o que está a resultar menos bem, aperfeiçoar, e FAZER de novo! A consistência é a melhor amiga dos que se destacam! 

 

Quando achares que estás a perder o gás, lembra-te porque é que começaste, lembra-te do que queres, lembra-te do que significa para ti. E lembra-te também que, estejas em que fase estiveres, todos os hérois tiverem momentos terríveis, e momentos espetaculares. E que foi isso que fez com que a sua história fosse digna de ser contada! 

 

1 - Onde estás e onde queres chegar?

2 - O quê, e como faço para chegar lá?

3 - FAZ e REFAZ 

 

Estás preparado(a)? ;)

 

 

 

Segue-nos no Facebook da DreamAchieve 

fb.png