Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

A GRANDEZA

image.png

A partir do momento em que começas a meter em prática os factores que te levam ao sucesso, começas a obter resultados. Primeiro mais pequenos e depois maiores, com mais impacto para ti e para quem te vê a avançar.

 

Quando ganhas algo, a expectativa de quem te rodeia é que voltes a ganhar. Se ganhas duas vezes, esperam que ganhes três... Esperam que ganhes sempre! E quando não consegues, esperam ansiosamente para trocar os aplausos por críticas...

 

Acontece em todo o lado, a título de exemplo, aconteceu com atletas olímpicos.. Acontece com políticos, acontece com pais relativamente a filhos, quando estes por alguma razão tiram uma nota menos boa.

 

Por isso que gosto de falar de um ingrediente essencial para quem quer alcançar a grandeza:

 

Ignorar opiniões alheias!

 

A verdade é que as expectativas dos outros relativamente a ti, mesmo sendo boas, podem também ser tanto um elemento de pressão, quando tu mesmo não acreditas nelas.

 

Por outro lado, podem também ser um limite, pois, quem sabe se tu não consegues chegar mais longe? A mesma coisa com as críticas. Quem critica está no fundo a falar de si mesmo, e não necessariamente do elemento criticado.

 

Já viste a complicação que é, tu guiares o impacto dos teus resultados de acordo com coisas tão subjectivas?

 

E além disso, quem disse que um "mau resultado" não pode se tornar em algo bom? Quem disse que um despedimento não te dará coragem para abrires a tua empresa? Ou o fim de uma relação não te fará mais saudável e feliz?

 

Até pode ser que ser grande não seja a tua grandeza... A tua grandeza pode ser outra coisa...

 

Ser curado de uma doença por exemplo. Vais ser enorme quando venceres essa doença.

 

Quando deres o melhor aos teus filhos, serás o grande herói deles.

 

Ou quando servires o teu país como militar...

 

Ou quando inspirares jovens que já não acreditam neles próprios, a alcançarem o seu próprio sentido de grandeza...

 

Para seres grande... Para alcançares grandeza, tens que aprender a confiar no teu discernimento, daquilo que é bom ou que é mau. Não em geral, mas para ti.

 

Os outros? Os outros têm outros "maus" e outros "bons"... Que por serem pessoas diferentes, não fariam sentido para a tua realidade.