Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

|| DreamAchieve || Performance Coaching

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Executivo || Formação

|| DreamAchieve || Performance Coaching

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Executivo || Formação

DESPORTO E EMPRESAS: AS 5 SEMELHANÇAS

NA .png

Estava a falar com um empresário há umas semanas atrás e ele disse-me a meio da conversa: "Eu gosto do que faço, mas também preciso de resultados. Fico ansioso quando não consigo e até parece que nesses momentos, esqueço-me que gosto do que faço. Já pensei em fazer outra coisa qualquer, mas não seria tão feliz."

Respondi com uma experiência minha, de um momento em que parecia que estava a treinar em vão. Sozinha, ia mais cedo, dava tudo de mim, ainda assim não conseguia ter minutos de jogo. Duas perguntas pairavam na minha cabeça e pareciam que lutavam uma contra a outra: "Será que vale a pena?" e "Há algo que me faça mais feliz?"

Por um lado pensava que o esforço era em vão, por outro, sabia que não havia mais nada que me fizesse sentir daquela forma, tão completa. Dei por mim a falar de desporto com um empresário. 

Fizemos um trabalho que lhe permitiu melhorar o seu processo e consequentemente os seus resultados no seu trabalho, bem como a sua produtividade. O engraçado foi a sensação que tive a meio da conversa e do processo... Parecia que estava a falar com um atleta ou com um treinador. No meio executivo encontra-se muitas semelhanças com o desporto, o que faz com que a essência do trabalho passe pelos mesmos principios.

 

As 5 semelhanças mais comuns são:

 

Trabalho em equipa

A constante necessidade de se recorrer a pessoas com talentos diferentes. Não se consegue fazer muita coisa sem auxilio de outras pessoas e de outras áreas de trabalho. Para que isso seja produtivo, há que saber liderar, empatizar, ceder, saber ouvir e flexibilizar as nossas opções. 

 

Competição

Com o mercado e mesmo dentro da própria empresa. É inevitável olharmos para o lado e não nos sentirmos "picados". Quer-se sempre ser melhor. Na Alta Competição e no mundo Empresarial, por muito bom que se seja, se não se for melhor que a concorrência, fica-se para trás. Tem que se conseguir criar algo de diferente, autêntico e único. 

 

Foco na Solução

Tal como um atleta, se um empresário fica focado nos problemas, nas dificuldades e naquilo que ainda não tem, o mais provável é que esses pensamentos ocupem toda a sua mente, sem espaço para novas soluções. Tanto no mundo do desporto como no mundo executivo, há "adversários", há outros que também querem ser melhores, só isso é um sinal de que não estamos a fazer um "lance livre", que é o único momento do jogo de basquetebol em que não há oposição. Estar preparados para a oposição faz com que estejamos sempre preparados para pensar em novas soluções. Assim a enegria que se tem é investida em resolver problemas e não em falar incansavelmente sobre eles. 

 

Foco no Processo

Para se conseguir resultados há que se estar focado no processo. Por vezes quer-se tanto ganhar que se esquece do que se PODE FAZER para ganhar. Por causa de um resultado, perde-se o processo, só que sem processo não há resultado. Na performance em geral (seja desportiva ou empresarial) sabe-se que se não se atingiu um objetivo (resultado) hoje, continuando o trabalho que foi planeado (processo), vai conseguir-se amanhã. O foco é no passo a passo, no que se pode fazer a cada dia para melhorar. Se assim não for, há uma grande probabilidade de frustração e desistência. 

 

Disciplina e Consistência 

Por último, quando se fala de topo de uma determinada área, é impossível atingi-lo sem disciplina e consistência. Fazer as coisas bem só durante um tempo não funciona, tem que fazer parte do estilo de vida da pessoa e da equipa. Um atleta não pode ter cuidado com a alimentação, descanso, trabalho físico e mental só de vez em quando, ou só quando está com alguma urgência. Tem que fazer parte do seu estilo de vida. Bem como um empresário não pode acordar cedo só de vez em quando, aprender só às vezes, ou estar presente juntamente dos seus colaboradores só quando está bem disposto. Tem que fazer parte do seu estilo de liderança, da sua forma de estar e ser. Se for inconstante, a sensação é de que se está recorrentemente a começar de novo, em vez de se acrescentar ao trabalho já realizado. 

 

Pensar como um atleta ajuda a nível transversal, e ter uma Mente de Atleta leva qualquer um a estar mais longe hoje do que esteve ontem. 

 

Até para a semana!

 

 

 

 

 

Próxima Ação de Formação da DreamAchieve - 1/9/18

CARTAZ IE DESPORTO LIS.png

Inscrições aqui

Info: ntavares@dreamachieve.pt

 

 

 

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

No Instagram

instagram_2016.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Sem título0.png

 

Segue o Canal de YouTube 

YouTube-social-icon2.jpg

 

Ouve o nosso Podcast no Podbean

HPH.png

 

E também no iTunes 

apple_itune_store.png