Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

CAPA.jpg

 Esta semana a DreamAchieve esteve à conversa com Diego Barcelos, jogador de futebol e capitão da equipa principal do Clube Desportivo Nacional da Madeira, que na época passada ascendeu à Liga NOS. 

 

DA: Diego, conta-nos como foi o teu percurso como atleta de futebol.

DB: Comecei como profissional aos 17 para 18 anos, em 2003, quando subi para equipa sénior de Internacional de Portalegre no Brasil, onde fiz a minha formação como atleta. Joguei lá 2 anos meio na equipa profissional, depois passei pelo Santos, Figueirense, Sporting CIF e Marinha, e em 2008 fui para a China. Fiquei lá duas épocas e em 2010 vim para Portugal, para o Nacional da Madeira. Entre 2014 e 2016 passei pelo Chipre, Tailândia e Brasil novamente. Em 2016 regressei ao Nacional da Madeira, onde estou atualmente. 

 

12644693_1746182408934912_3857675847367740475_n.jp

 

DA: Que aprendizagens dadas pelo futebol trazes para a vida? 

DB: O futebol ensinou-me muitas coisas. Graças a Deus tive uma boa base familiar. Fui bem educado e bem criado. Mas o futebol fortalece isso, porque conhecemos outras pessoas e temos que aprender a conviver com mentalidades diferentes. Não é fácil, principalmente no meio do futebol , são muitas cabeças a pensar de forma distinta e temos que nos adaptar a cada tipo de pessoa. O futebol também me deu muita cultura, pois tive a oportunidade de conhecer diversos países. Se eu não fosse jogador, nunca teria tudo essa oportunidade.

 

DA: Que características deve ter um atleta para ter sucesso na sua carreira? 

O atleta para ter sucesso precisa de ser disciplinado. Hoje em dia no futebol, ainda mais no tempo de hoje, os clubes procuram muito saber sobre o “Extra Campo” do jogador, e se o jogador não tiver disciplina, o clube dificilmente contrata.

 

Um jogador indisciplinado até pode ter sucesso no início da carreira, mas esta nunca será feliz e sustentável.

 

Porque hoje em dia, e na minha opinião os clubes estão corretos, eles procuram saber sobre o que o jogador é fora de campo. Então para o jogador ter sucesso na sua carreira a longo prazo ele precisa trabalhar na sua disciplina.

 

12363031_1730080463878440_1196941015794436245_o.jp

 

DA: Para uma equipa de futebol estar na Primeira Liga, é porque dentro de muitos fez a diferença. Que qualidades precisa ter uma equipa para se destacar? 

DB: Para uma equipa ter sucesso precisa de ter o conceito de grupo, espírito de grupo, e ele precisa de ser bom. Na época passada, nós criámos uma família dentro do balneário. Não tivemos nenhum tipo de problema, toda a gente se dava muito bem e esse foi o ponto chave para conseguirmos conquistar o Título que conquistámos na época passada.

Um balneário “rachado” ou um balneário em que as pessoas não se dão bem, essa equipa dificilmente consegue alcançar os seus objetivos. Nós só conseguimos conquistar graças ao balneário que tínhamos.

 

Criámos realmente uma família e as coisas acabaram por correr bem dentro de campo.

 

32471004_2008692669218605_7447089329777672192_n.jp

 

DA: Sabendo que já passaste por algumas lesões, tendo que lidar com o imprevisto de meter em espera alguns objetivos, de forma ultrapassaste estas dificuldades? 

DB: A lesão é o pior momento para um jogador, porque o que mais queremos é estar dentro de campo a jogar, é isso que nos faz felizes. Quando acontece uma lesão nós temos que ser muito fortes. A base que sustenta esse momento vem muitas vezes de dentro de casa, da esposa dos pais, das nossas famílias… Eles fortalecem-nos e não nos deixam ficar em baixo.

 

Se o jogador não for forte mentalmente ele cai, porque fica preso àquele momento e deixa-se levar por pensamentos negativos, atrasando a sua recuperação.

 

Nesse sentido, a base familiar é importante nesse momento, podendo fazer a diferença.

 

32847943_2008860852535120_5470708528786178048_n.jp

 

DA: A DreamAchieve é um projeto que se dedica a promover a importância da componente mental no desporto e performance. Na tua opinião, qual a importância deste fator? 

DB: Para mim a importância deste Projeto é o facto de poder ajudar os jogadores a libertarem-se psicologicamente. Há muitos atletas que são tímidos e retraídos e que têm muitas questões para resolver e por vezes não gostam de falar. Tendo este tipo de trabalho um atleta talvez se sinta mais à vontade e de se libertar um pouco mais.

 

Se um atleta estiver bem mentalmente, na minha opinião isso é meio caminho andando para as coisas correrem bem dentro do campo. É um Projeto muito positivo, a maioria dos Clubes tem este tipo de trabalho e os resultados têm sido extraordinários.

 

 

DA: Que mensagem gostarias de deixar aos atletas que te admiram? 

DB: Primeiro de agradecimento, porque também admirei muitos jogadores e ficava extremamente feliz quando era correspondido, e sempre que possível tento responder às mensagens que recebo.

Em segundo dizer para sempre acreditarem, nunca baixarem a cabeça e sempre irem atrás dos seus sonhos. É um privilégio estar neste meio e vale a pena. Não é fácil nem simples, mas é um privilégio estar neste meio do futebol.  

 

561822_362976403790248_2029652808_n.jpg

 

NUMA FRASE DIZ-NOS:

 

Lugar preferido no mundo: A minha casa.

 

Não posso viver sem: Sem a minha família, sem a minha esposa e os meus filhos.

 

O que mudaria em mim: Não mudaria nada. Neste momento dou graças a Deus por ter saúde, por ser um profissional realizado e por ter a família que tenho. 

 

Se não fosse futebolista, eu era: Sinceramente não sei, acho que estaria ligado ao futebol de alguma forma, talvez na área de Educação Física, mas sempre ligado ao futebol. 

 

Frase que me define: “Sou uma pessoa humilde que almeja coisas grandes.” Corro atrás dos meus sonhos, mas sempre com os pés no chão. 

 

99098BB1-4D0E-4359-AF77-7CE8421CD239-712-000000962

 

 

 

Na primeira Jornada do Campeonato o CD Nacional da Madeira irá defrontar o SC Braga. 

Sem título.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 Próxima Ação de Formação da DreamAchieve - 1/9/18

CARTAZ IE DESPORTO LIS.png

Inscrições aqui

Info: ntavares@dreamachieve.pt

 

 

 

 

 

 

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

No Instagram

instagram_2016.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Sem título0.png

 

Segue o Canal de YouTube 

YouTube-social-icon2.jpg

 

Ouve o nosso Podcast no Podbean

HPH.png

 

E também no iTunes 

apple_itune_store.png