Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

CAPA.jpg

 

DreamAchieve volta às entrevistas em grande, com a participação da atleta internacional portuguesa Laura Ferreira, que atualmente compete numa Universidade nos Estados Unidos.

 

DA: Laura, conta-nos como foi o teu percurso como atleta.

 

LF: Comecei a frequentar a piscina aos 3 anos e aos 7 anos comecei a nadar competitivamente. Aos 8 anos a minha mãe inscreveu-me no minibasket com a minha irmã, e durante 7 anos consegui conciliar os dois desportos. Depois de ser chamada para as seleções distritais e para o Centro de Alto Rendimento é que tive de optar pelo basquete. Desde então, joguei na ESA (Amadora), na ESSA (Barreiro) e agora estou na universidade da USF (EUA - Florida).

 

10533300_809179429141504_4497605394541289085_o.jpg

 

DA: Que lições de vida aprendeste com o basquetebol?

 

LF: O basquetebol ensina tantas lições de vida que e difícil escolher a melhor. Para mim, a mais importante tem de ser o trabalho de equipa.

 

wbbvBU_0148.jpg

 

Eu, que nadei durante 11 anos, senti-me muito mais feliz por estar a jogar em equipa, e por me sentir incorporada num grupo em que todos os elementos são fundamentais para o triunfo. Isto também se aplica na vida, uma vez que é muito dificil atingires os teus objetivos sozinha. Tens sempre de trabalhar em equipa e ter um suporte, ou alguém que te ajude, a ultrapassar os obstáculos mais difíceis.

 

AR-150309381.jpg

 

DA: Passaste recentemente por uma lesão que te impediu de jogar durante algum tempo. Que mentalidade te ajudou a superar este momento?

 

LF: No inicio fiquei completamente devastada por ter de parar o resto da época, mas depois de algum tempo percebi que não valia a pena estar a chorar por algo que não tinha controlo. Foi preciso muita força interior e determinação para continuar focada nos meus objetivos, e também muita paciência para ter a consciência de que precisava de dar tempo ao tempo para recuperar da lesão.

 

3.jpg

 

DA: O que te faz admirar um treinador?

 

LF: Gosto de treinadores que saibam motivar e que tragam unidade para a equipa. Que reconheçam que cada elemento é fundamental para o sucesso da equipa, e que saibam corrigir sem culpabilizar-nos pelos nossos erros dentro do campo.

 

LAURA-FERREIRA-jump-shot-up-and-over-defenders.jpg

 

DA: Quais a três pessoas mais influentes na tua vida e porquê?

 

Os meus pais, por me apoiarem em todas as minhas decisões, sejam elas boas ou más. A minha irmã por ter sido e por ser o melhor exemplo que tenho para seguir. E em relação ao basquet, os meus antigos treinadores por terem acreditado em mim e por me terem ajudado a tornar-me na jogadora que sou hoje.

 

image.jpg

 

DA: A DreamAchieve é um projeto que se dedica a abordar temas relacionados à componente mental no desporto e na performance em geral. Para ti, qual a importância destes temas para a tua atividade desportiva e para a tua vida?

 

LF: Para mim o desporto é 80% mental e 20% físico.

 

usa-today-8501032.0.jpg

 

É preciso ter uma mentalidade muito forte para conseguir chegar a algum lado.

 

Não importa que tenhas 2 metros ou que sejas um super atleta, tens de ter uma mentalidade determinada para trabalhar duro todos os dias nos treinos e nunca desistir. E também é preciso ter muita paciência para esperar pelos frutos do teu trabalho.

 

7.jpg

 

DA: Se o mundo te pudesse ouvir agora, e tivesses apenas esta oportunidade de dar um conselho que aches importante, o que seria?

 

LF: Não compliquem! Aproveitem cada momento e sejam felizes.

 

Sem título.jpg

 

Numa frase diz-nos:

 

Momento mais alto da tua carreira:

Quando ficamos em segundo lugar no europeu das sub 20 na Bulgária. Conseguimos a subida de divisão e eu fiquei muito feliz por ter recebido o prêmio de cinco ideal.

 

4.jpg

 

Lugar que mais gostas de estar:

Dentro de água. Vou sempre para a piscina nadar para relaxar e renovar energias.

 

O que queres fazer quando deixares de jogar:

Quero continuar a estar relacionada com o desporto como preparadora fisica e quero ajudar atletas a atingir os seus objetivos.

 

6.jpg

 

O que mudarias em ti:

Gostava de ter mais paciência e ser menos emotiva.

 

Frase que te define:

“Põe quanto és no mínimo que fazes” de Fernando Pessoa.

 

12801691_1000212780026774_3362207629411954760_n.jp

 

Podes seguir a Laura através do seu Instagram

 

 

 

 

 

 

Realiza o nosso

Programa de Treino Mental ATHLETE'S MIND

AM-Final-Logo-Cara-01.jpg

 

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Apresentação.jpg

 

Ouve o nosso Podcast

HPH.png