ENTREVISTA: NUNO MARÇAL
Esta semana foi a vez de Nuno Marçal partilhar da sua sabedoria com a DreamAchieve. O Nuno tem 41 anos e foi considerado o MVP da 1ª fase da Liga Masculina da presente época.
DA: Nuno, como foi o teu percurso como atleta até hoje?
NM: Comecei a praticar basquetebol aos 9 anos, no F.C.Porto, percorri todos os escalões de formação, desde o minibasket até aos seniores, onde me mantive até 1999.
Na época de 1999/2000 ingressei na Liga ACB, no Fuenlabrada, tendo regressado ao FCPorto na época seguinte, mantendo-me até 2003. Nas 3 épocas seguintes representei a Oliveirense, Murcia e Huelva, as 2 ultimas, da LEB Oro. Regressei novamente ao FCPorto até ao verão de 2012. Em 2012/13 assinei pelo Maia Basket, onde estou até à data.
DA: Qual foi a tua aprendizagem mais importante ao praticar basquetebol a nível internacional, tanto em Espanha, como nos momentos em que representaste a Seleção Nacional?
NM: Acima de tudo foi poder jogar ao mais elevado nível competitivo e poder defrontar grandes jogadores. Sou um competidor nato, no bom sentido, e foram desafios muito enriquecedores.
DA: És um atleta muito respeitado no mundo do basquetebol, que há umas semanas atrás, com 41 anos foste considerado o MVP da 1ª fase da Liga Placard. A teu ver, qual o segredo para uma carreira desportiva longa e de sucesso?
NM: Não há um grande segredo nos bastidores desta longevidade. Apenas um amor enorme pela modalidade, saber cuidar do corpo e ter sorte nas lesões, que também é importante. Faço o que gosto, logo tento desfrutar cada segundo.
DA: Todos os atletas têm momentos altos e baixos. O que aconselhas aos atletas que possam estar a passar por um momento menos bom?
NM: Lutar ainda mais e, acima de tudo, nunca desistir.
DA: Na tua carreira já deves ter trabalhado com muitos treinadores. Qual a característica que mais admiras num treinador?
NM: A capacidade de extrair de nós o melhor que temos para dar. Liderar pelo respeito e não pelo medo.
DA: Na tua opinião, como caracterizas a mentalidade desportiva dos jovens de hoje, e de uma forma construtiva, o que mudarias?
NM: Acho que os jovens de hoje têm mais dificuldade em aceitar as críticas do que há 25 anos atras, por exemplo. Saber ouvir um treinador é muito importante e foi algo com que cresci, desportivamente.
DA: A DreamAchieve promove a importância da Psicologia e do Coaching no Desporto, bem como de vários temas relacionados. Na tua opinião, qual a importância da componente mental, tanto no desporto como na vida quotidiana?
NM: É fundamental. Hoje em dia, em qualquer desporto ou área profissional, a componente mental assume um papel extremamente relevante no sucesso pessoal e profissional.
Em apenas uma fazer diz-nos:
Momento mais alto da tua carreira: 1º título sénior pelo FCPorto (1995/96)
Maior aprendizagem que tiveste no desporto, e que aplicas na tua vida: Espírito de equipa
Pessoas mais influentes na tua carreira: A minha família
Conselho aos atletas que te admiram: Nada vem de borla. Trabalho pelos vossos sonhos e nunca desistam deles
Frase que te caracteriza: Seja mais forte que a sua melhor desculpa
Segue-nos no Facebook da DreamAchieve