Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

capa.png

 

Esta semana a DreamAchieve conversou com Pedro Borges, atual atelta de CrossFit e ex-atleta internacional de Kickboxing. 

 

DA - Pedro, conta-nos como foi o teu percurso desportivo até hoje?

PB - O meu percurso desportivo começou bem cedo, logo aos 6 anos comecei nos trampolins onde fiquei durante 1 ano, depois até aos 16 anos joguei futebol federado no Portimonense, entre os 16 e os 25 anos fui atleta de Kickboxing onde somei vários títulos nacionais e internacionais, chegando a representar a Selecção Nacional. Aos 29 descobri o Crossfit e desde então tem sido esse o desporto que pratico.

 

Palmarés Desportivo como atleta de Crossfit:

 

2016:

- Promofit Games IX, 6° lugar (dupla c/ Andréia Lopes);

- Community Summer Games, 11° lugar;

- Ultimate Power Fitness Games 2016, 5° lugar;

 

2017:

- Promofit Games X, 9° lugar;

- Community Summer Games 2017, 9º Lugar;

- Portuguese Showdown 2017, 5° lugar (dupla c/ Francisco Seguro);

- Ultimate Power Fitness Games 2017, 4º Lugar;

 

2018:

- Open Crossfit Games 2018, 2° Lugar Portugal, 11° Europe South, 193° Worldwide (Masters 35-39);

- Promofit Games XII, 1° Lugar (Masters 35-39);

- European Masters Throwdow 2018, 8° Lugar (Masters 35-39);

- French Throwdown 2018, 13° Lugar (Masters 35-39)

 

IMG_2597.JPG

 

DA - Porque escolheste o Crossfit?

PB - Inicialmente escolhi o Crossfit para melhorar a minha forma física e conseguir estar mais apto para desempenhar o meu trabalho como Duplo de ação de Televisão/Cinema. Sempre gostei de competir e desde os meus tempos de atleta de Kickboxing que o “bichinho da competição” nunca desapareceu, foi naturalmente que passei de praticante a atleta de Crossfit.

 

DA - O que aprendeste com o Crossfit que podes aplicar na vida em geral?

PB - Dois dos aspectos mais importantes para se ser um bom atleta de Crossfit são a consistência e disciplina. Podemos até ter excelentes capacidades físicas, ótima margem de progressão e aptidões naturais, mas se não formos consistentes na forma como abordamos o treino e se não houver disciplina no treino, alimentação, horas de descanso, etc, jamais teremos sucesso nesta modalidade.

Acredito que isso é transversal para a vida em geral, tanto em relações humanas como no trabalho. É importante sermos consistentes profissionalmente se queremos ter uma carreira de sucesso e isso requer bastante disciplina.

 

IMG_2602.JPG

DA - Todos os atletas passam por momentos de dificuldades, lesões, passos atrás nas suas carreiras desportivas. Que mentalidade acreditas ser necessária para ultrapassar esses momentos?

 

PB - As lesões fazem sem duvida parte do desporto de alta competição, a verdade é que um atleta que treine a alto nível pode nunca andar a 100% durante toda a sua carreira. Algumas dessas lesões podem ser mais graves e forçar o atleta a alterar os treinos ou até mesmo a ter de parar por algum período de tempo.

 

Quando isso acontece a mentalidade do atleta vai fazer a diferença entre desistir ou continuar o caminho.

 

IMG_2596.JPG

Manter o foco é determinante, estabelecer pequenas metas diárias com o pensamento apenas e só no momento presente e focar apenas naquilo que podemos controlar que é dar o melhor a cada dia. É um processo longo e de altos e baixos, muitos atletas entram em stress porque um treino corre mal ou porque não estão a recuperar de uma lesão como gostariam, e na maioria dos casos isso acontece por estarem focados em elementos externos que não podem controlar.

 

Mas se o foco for em dar o melhor a cada dia, a cada treino, a cada minuto, a cada segundo, mesmo com altos e baixos os resultados vão aparecer por acréscimo.

 

IMG_2599.JPG

 

DA - Na tua opinião, o que faz um atleta de sucesso?

PB - Bem, quase que respondi a esta pergunta na resposta anterior.

Correndo o risco de me tornar repetitivo o que na minha opinião faz um atleta de sucesso são a consistência, disciplina, acreditar nas suas capacidades, ter um objectivo mas manter o foco no caminho e não no resultado final, manter o foco apenas nas variáveis que podemos controlar, dar o seu melhor querendo sempre ser melhor sem olhar para o lado e sem se comparar com outros atletas.

 

10155015_841728485840680_7422167973878253746_n.jpg

 

DA - A DreamAchieve aborda temas relacionados à componente mental no desporto, dentro da Psicologia e do Coaching Desportivo. Quão importante acreditas ser essa vertente para um atleta?

PB - Se o objectivo é ter uma carreira profissional de atleta ou até mesmo ser um atleta amador mas de alto nível, a componente mental é tão ou mais importante que o treino físico. Já todos nós ouvimos atletas fazerem afirmações que podem parecer arrogantes como o Ronaldo dizer que é o melhor do mundo, ou o Edér dizer ao treinador que vai marcar o golo que fará Portugal Campeão Europeu, o Mourinho dizer que é o “special one”, o Math Fraser repetir várias vezes antes de entrar para um evento dos Crossfit Games “I’m the fittest man in the world”, entre tantos outros exemplos. Isto não são frases ao acaso são afirmações poderosas e que são trabalhadas vezes e vezes sem conta durante muito tempo.

 

Ser o melhor nunca é fruto do acaso.

 

IMG_2606.JPG

 

DA - Para os atletas que te admiram, que mensagem queres deixar?

 

PB - Acreditem em vocês, a vossa maior arma e ferramenta é aquilo que está entre as duas orelhas e não os vossos atributos físicos. Aprendam a usar essa arma poderosa a vosso favor e não contra vocês e os resultados apareceram por acréscimo.

 

IMG_2600.JPG

 

EM UMA FRASE DIZ-NOS:

 

Momento desportivo mais marcante:

- Primeiro título nacional como atleta de Kickboxing

 

Pessoas que mais te influenciaram positivamente:

- Arlindo Martins, Luís Martins Simões, Ludmila Gonçalves 

 

Lugar preferido no mundo:

- O meu lar, o meu espaço pessoal

 

O que mudarias em ti:

 

- Gostaria de conseguir abdicar mais do “controlo” e pressão que meto em mim próprio, é algo em que estou a trabalhar e estou muito melhor.

 

Frase que te define:

- Sou determinado e acredito que dou o meu melhor e sou o meu melhor!

 

Podes seguir o Pedro no seu Instagram

IMG_2595.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Próxima Ação de Formação da DreamAchieve - 1/9/18

CARTAZ IE DESPORTO LIS.png

Inscrições aqui

Info: ntavares@dreamachieve.pt

 

 

 

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

No Instagram

instagram_2016.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Sem título0.png

 

Segue o Canal de YouTube 

YouTube-social-icon2.jpg

 

Ouve o nosso Podcast no Podbean

HPH.png

 

E também no iTunes 

apple_itune_store.png