Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

ENTREVISTA: SOFIA SILVA

capa.jpg

Esta semana a DreamAchieve esteve à conversa com a Sofia Silva, atleta internacional portuguesa que atualmente joga numa das equipas mais fortes da Europa, Galatasaray na Turquia. 

 

DA: Sofia, como foi o teu percurso como atleta?

SS: Eu comecei a prática da modalidade quando tinha 13 anos. Fiz a minha formação na AAC (Associação Académica de Coimbra).

IMG_0674.JPG

Passei pelo CAR Jamor (Centro Alto Rendimento), pelo Olivais de Coimbra, Algés Sport e Dafundo e TCC no Estados Unidos (Tallahassee Junior College).

 

IMG_0693.PNG

Na Liga Espanhola pelo Cadí la Seu, Zamarat e Uni Girona. Atualmente represento Galatasary na Turquia.

IMG_0679.JPG

Durante este percurso como momentos altos diria a primeira chamada a Seleção Nacional, a ida para os Estados Unidos e a possibilidade atual de jogar por 3 meses na Turquia. Em relação a conquistas posso assinalar a Taça de Portugal e a Supertaça quando jogava nos Olivais de Coimbra, e o Campeonato Nacional da Liga Portuguesa pelo Sport Algés e Dafundo. 

IMG_0685.JPG

DA: Quem conhece a Sofia Carolina, lembra-se de uma miúda tímida, calada, mas que nunca saía do treino sem dar o seu máximo. Com o tempo, essa pessoa tornou-se um elemento fundamental em todas as equipas em que passava. Qual foi a mentalidade que te levou a superar cada etapa do teu percurso?

SS: A Sofia era/é uma profissional do basquetebol desde os 13 anos. Não havia qualquer tipo de desculpa ou coisas estranhas, como por exemplo, faltar a um treino por ter febre. Para mim era inaceitável! Esta modalidade despertou uma parte competitiva em mim que eu desconhecia.

IMG_0690.JPG

O meu primeiro treino foi com a equipa sénior da Académica. Eu mal sabia driblar a bola. Contudo, tinha uma certeza, estava no sítio certo! Só tinha que colocar empenho e aprender de todos a minha volta.

Como qualquer atleta, à medida que vais progredindo os obstáculos aparecem.

 

Desistir não estava na minha lista de opções!

 

Passei por algumas lesões, derrotas coletivas e pessoais, descrença... Mas tudo é parte do caminho! Nestes momentos, o importante é não perder o foco! Saber onde se está e o que falta fazer para chegar onde se quer estar. 

image (5).jpg

 

DA: Neste momento és um elemento da Seleção Nacional de Seniores, jogaste na Liga Espanhola, e atualmente jogas numa das melhores equipas da Europa (Galatasaray). Deves ter vivido momentos em que esperavam muito de ti… Na tua opinião, o que é necessário para conseguires manter o foco, mesmo em momentos de pressão?

SS: Ser humildade e ter a capacidade de entender que nem tudo vai sair como planeado. A confiança vem com a preparação. E mesmo havendo preparação as coisas não vão sair sempre como nós queremos.

IMG_0680.JPG

A minha ida para os Estados Unidos foi um marco importantíssimo para entender que queria dedicar-me 200% ao basquetebol. Cada passo que dei nas transições de equipas foram muito bem estudadas. Sou bastante paciente no que toca a entender o que tenho que melhorar, e em que sítios tenho que estar.

A temporada passada estava a lutar para não descer a LF2 espanhola e este ano a minha equipa está a 7 pontos de estar na Final da Eurocup. A pressão é algo que não se deve fugir, mas sim usá-la de forma inteligente.

 

Falta de pressão para mim significa falta de responsabilidades.

 

15442341_1501690916510987_365148106058175617_n.jpg

Eu espero sempre a minha melhor versão, e quando isso não acontece entra a frustração. O facto de não termos sido apuradas (Seleção Nacional) para o Eurobasket 2015 foi de grande desilusão pessoal para mim. É um grande orgulho para mim poder representar a Seleção Nacional, mas além disso é um desafio muito grande. Cada vez que não somos “bem-sucedidas”, aponto para mim primeiro.

 

Sinto a “obrigação” de contagiar com a minha energia.

 

15192520_1478950935451652_4086497657272480115_n.jp

Quando é negativa também nos fere. Lidar com isso não é fácil. É onde sofro mais, mesmo que sejam 2 semanas de estágio, porque todos os anos subimos degraus. Mas creio que ainda não estamos onde deviamos estar.

 

DA: Que aprendizagens do desporto aplicas para a tua vida?

SS: Sou bastante mais disciplinada com o que como, com as horas de descanso, horas de Scouting, etc. A nível pessoal aprendi a ser generosa e paciente, comigo mesma e com os outros.

 

IMG_0691.JPG

DA: A DreamAchieve promove a importância de temas de Coaching e Psicologia no Desporto. São abordados temas relacionados à Alta Performance do atleta, e como o Treino Mental é fundamental para atingir objetivos. Na tua opinião, qual é a importância destes temas na tua prática desportiva?

SS: Na minha opinião, todas as equipas profissionais deviam ter um Coach ou um Psicólogo Desportivo. Não vale a pena trabalhar o físico quando a cabeça não está preparada. Ao mais alto nível a pressão para ser bem-sucedido é muita, e a exigência ainda maior. Se não estamos preparados mentalmente, entram sentimentos de incerteza e dúvidas sobre tudo.

 

IMG_0683.JPG

 

DA: O que aconselharias a todos os atletas que te admiram?

Que em tudo o que façam deem o máximo e que disfrutem. Parece simples, mas ser medíocre não nos leva a nenhum lado, nem no desporto, nem na vida quotidiana, nem em qualquer tipo de trabalho! Há que lutar, sacrificar e querer mais que ninguém.

 

image (3).jpg

Em apenas uma frase diz-nos:

 

Momento mais alto da tua carreira: Está por chegar…

 

Pessoas mais importantes no teu percurso: Todos os treinadores que tive, algumas companheiras de equipa e famílias/amigos.

 

Lugar preferido no mundo: Onde esteja a família e amigos

 

10- O que queres fazer quando terminares a tua carreira desportiva: Trabalhar na área de Psicologia Desportiva.

 

11- Frase que te caracterize: Pensar pequeno é perder terreno.

 

IMG_0684.JPG

 

Amanhã, sexta-feira dia 24 de Março, a Sofia Silva irá disputar as meias-finais da Eurocup. Para que a equipa dela (Galatasaray) passe à final, terão que vencer as adversárias por 7 pontos. Fica atento aos resultados.

Da parte da DreamAchieve desejamos um excelente jogo à nossa atleta lusa. Faz história Sofia! 

 

 

 

 

Segue-nos no Facebook da DreamAchieve 

fb.png