Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

CAPA.jpg

Esta semana a DreamAchieve trocou ideias com Tomás Barroso, atleta internacional e capitão de equipa do Sport Lisboa e Benfica, que esta época conquistou a Supertaça, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e sagrou-se Campeão Nacional da Liga Masculina. 

 

DA: Tomás conta-nos como foi o teu percurso como atleta até hoje?

TB: Comecei a jogar basquetebol aos 8 anos por influência dos meus colegas de escola, num clube chamado CBA, em Albufeira. Aos 14 anos mudei-me para o Imortal Desportivo Clube e foi aí que o sonho de me tornar jogador profissional começou a ganhar forma. Sempre dei bastante importância ao trabalho, e nos períodos de férias escolares rumava sempre a Campos de Treino quer em Portugal, em Espanha ou na Sérvia. E foi, num desses campos, que surgiu a oportunidade de jogar em Madrid. Fui para Madrid com tão só 16 anos e acabei por voltar com 18 depois de ter tido a infelicidade de romper o Ligamento Cruzado Anterior. Mesmo com este desfecho, não consigo deixar de pensar naqueles dois anos como a experiência mais enriquecedora, tanto a nível pessoal como a nível desportivo, da minha vida. De volta a Portugal, rumo ao Sport Lisboa e Benfica.

 

tomasbarroso.jpg

  

Tenho mais uma vez de agradecer toda a ajuda e o voto de confiança que em mim foi depositado dadas as circunstâncias. Foi um bom ano, que me valeu a chamada à Seleção Nacional sub-20 e o interesse do Ginásio Figueirense (clube que então jogava na LPB) para o qual acabei por ir com 19 anos. Neste último, contra todas as expectativas acabei por me afirmar como primeiro base, tendo acabado com uma média de 30 e muitos minutos por jogo, o que me valeu a chamada à Seleção Nacional Sénior e a possibilidade de voltar ao Sport Lisboa e Benfica.

 

IMG_2014.JPG

 

Com a minha chegada ao Benfica, vem também mais uma rotura do Ligamento anteriormente lesado, mas que nem assim me demoveu do meu sonho de ser jogador profissional. Ao dia de hoje, conto com 6 anos de águia ao peito, tendo que realçar a honra de ser Capitão de equipa e os 5 campeonatos já conquistados.

 

IMG_2009.JPG

 

DA: Como dizias, és capitão da equipa que esta época (2016/2017) foi campeã nacional da Liga, o Sport Lisboa e Benfica. Que responsabilidades te acrescenta estar nessa posição?

TB: Ser capitão no Sport Lisboa e Benfica é uma honra, um privilégio e sem dúvida, uma responsabilidade. Responsabilidade de respeitar uma história e um legado que me foi deixado por grandes figuras do desporto benfiquista.

 

transferir.jpg

 

Mas esta função não é desempenhada por um único indivíduo. É o reconhecimento dos teus colegas e o trabalho em conjunto com eles que vai determinar o sucesso ou não da mesma.

 

 

E porque o sucesso nunca se individualiza, só tenho de agradecer, a todos, sem exceção, por este ano fantástico.

 

IMG_2021.JPG

 

DA: Com que mentalidade superaste os momentos menos bons?

Para diferentes problemas existem diferentes soluções, mas algo que é de extrema importância é a maneira como enfrentamos esses problemas. Uma atitude positiva, a persistência, o trabalho, a confiança em nós próprios e o apoio incondicional daqueles que nos amam são ferramentas muito úteis nesses momentos... Atrás do tempo, tempo vem… e tudo, mais cedo ou mais tarde, acaba por passar.

 

IMG_2007.JPG

 

DA: O que significa para ti poder representar a Seleção Nacional?

TB: É o reconhecimento de muitos anos de trabalho e um dos pontos mais altos da carreira de um jogador. Não acredito que não seja o sonho de qualquer jogador poder representar o seu país.

 

IMG_2022.JPG

 

DA: Que aprendizagens do basquetebol aplicas para a tua vida?

Em tudo o que fazemos aprendemos algo, e o desporto em si, não é exceção. O trabalho em equipa, a cooperação, a entreajuda, a nossa capacidade de sacrifício e superação, entre outras… São competências e aprendizagens que podemos e devemos utilizar no dia-a-dia. O que somos é o resultado das nossas vivências e experiências, e o basquetebol tem desempenhado um papel fundamental no meu crescimento como pessoa.

 

IMG_2015.JPG

 

DA: A DreamAchieve promove a importância de temas de Coaching e Psicologia no Desporto. São abordados temas relacionados ao comportamento, motivação, mentalidade, superação, espírito de equipa, comunicação, e muitos mais… Na tua opinião, qual a importância destes temas na tua prática desportiva, e na tua vida?

TB: Gosto bastante de uma frase que pode explicar um pouco a minha opinião sobre o tema :

 

” Failing to prepare, is preparing to fail”.

 

IMG_2011.JPG

 

Hoje em dia, já não basta sermos mais desenvolvidos fisicamente, temos também de ser fortes em todos os campos que afetam o nosso desempenho. Um jogador que consiga juntar uma boa capacidade física a uma mente forte e sã, terá grande parte do seu caminho para o sucesso percorrido. Mas esta fortaleza mental não se consegue de um dia para o outro… requer compromisso, disciplina e anos de trabalho. Daí que tudo o que nos possa ajudar a chegar a esse nível e que nos prepare da melhor forma para os desafios, não só da vida mas também do desporto, sejam de uma importância vital.

 

IMG_2004.JPG

(Tomás Barroso junto do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, a receber a Título do Campeonato Nacional)

 

 

DA: Se pudesses dar um conselho aos atletas que te admiram, qual seria?

TB: Acreditem sempre e não desistam nunca.

 

IMG_2012.JPG

 

Em apenas uma frase diz-nos:

 

Pessoas mais importantes no teu percurso:

A minha família, que sempre me apoiou e viajou ao meu lado nesta grande aventura.

 

Sentimento que o Basquetebol te traz:

O meu primeiro amor.

 

Características mais importantes de um atleta:

Espírito de sacrifício, respeito e a mais importante de todas, serem fortes mentalmente.

 

IMG_2024.JPG

 

Frase que te caracterize:

Em tudo quando faças sê só tu, em tudo quanto faças sê tu todo!

 

Podes seguir o Tomás nas Redes Socais: 

Facebook 

Instagram 

 

IMG_2023.JPG

 

 

 

 

 

Segue-nos no Facebook da DreamAchieve 

fb.png