Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

MOTIVAÇÃO, COMO TE QUERO...

31206417_10216111506290635_149075909662474240_n.jp

 

Há uns dias atrás estive presente num evento da Prozis (Prozis Meet Up 2018) para falar sobre Motivação, um tema que a mim especialmente me dá algum receio falar... As pessoas procuram fórmulas mágicas para estarem motivadas e depois de perceberem que não é bem assim, desiludem-se um pouco com aquilo que tenho a dizer sobre Motivação. 

 

Antes de mais estive imenso tempo para decidir o que ia dizer... Como ia inspirar pessoas em apenas 15 minutos a falar de um tema tão vasto, e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades dessas pessoas. Ah... Sem falar de nada técnico, só falando da minha experiência pessoal. 

 

Tive imensos dias para escolher uma história minha que traduzisse a questão da motivação em 15 minutos, e estava a ficar nervosa porque não havia uma que encaixasse perfeitamente com o que queria dizer. Revia na minha cabeça e simplesmente não encaixava. Finalmente na última noite antes da Palestra, lembrei-me... Não pode ser uma história, tem que ser a MINHA história. 

 

No caminho que tracei como atleta, houve momentos de muita motivação e de muita desmotivação... Houve momentos em que quis muito e não tinha condições boas de treino, e houve momentos que com muitas condições de treino estava desmotivadíssima. Houve momentos em que tinha 2 treinos por semana e estava com a motivação em alta, e quando tive 9 treinos por semana nem sempre me apetecia ir treinar. Houve momentos em que em perfeitas condições físicas não tinha vontade, e no momento em que parecia que tudo ia começar a correr bem e estava com vontade de dar cada vez mais, lesionei-me gravemente. 

Houve também momentos em que alguém me disse algo que me tirou de um buraco de desmotivação, e houve momentos em que determinados comentários ou acontecimentos meteram-me de volta nesse buraco. Houve dias em que eu motivadíssima não fiz nada de jeito, e outros em que sem vontade nenhuma fiz o que tinha que fazer. 

 

A motivação é um mistério, porque podes fazer tudo bem e chegar a hora e ela não estar lá... A motivação é um conjunto de vários fatores, e ao mesmo tempo, com apenas um deles basta para estares em alta. 

 

Se tivesse que resumir o tema da Motivação em duas coisas (como resumi nessa Palestra), diria:

 

- A motivação não é perfeita, e esperar que o suposto seja estarmos sempre cheios de vontade, é por si só um elemento de desmotivação, porque quando isso não acontece vais-te abaixo. 

 

- A segunda coisa é que, quando não estamos motivados, ou as pessoas com quem trabalhamos não estão, sermos um motivo de motivação para elas, é por si só um motivo para nos mantermos motivados também. Foram muitas as vezes em que foi um treinador ou colega que me disse as palavras certas no momento certo. Sermos essa pessoa na vida de alguém, e das pessoas que se cruzam connosco, é um ótimo motivo de motivação. 

 

Se estivessemos sempre motivados, nunca teríamos a oportunidade de motivar alguém, porque não seria preciso. 

 

Acredito que entender isto é tão importante como saber a nível científico como funciona a motivação. Acredito também que quando aceitamos que não vamos estar sempre motivados, nos momentos em que não tivermos, continuaremos de alguma forma... Motivados! 

 

Até para a semana! 

 

 

 

Realiza o nosso

Programa de Treino Mental ATHLETE'S MIND

AM-Final-Logo-Cara-01.jpg

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Apresentação.jpg

 

Ouve o nosso Podcast no Podbean

HPH.png

 

E também no iTunes 

apple_itune_store.png

1 comentário

Comentar post