NETTA BARZILAI
Gostava de aproveitar uma situação atual para refletir sobre a importância que damos a determinadas coisas... Imagina isto - Tens um sonho, um objetivo, lutas por ele, trabalhas, esforças-te, chegas inclusivamente a pensar que não vais conseguir... No caminho deixas de acreditar em ti, mas já não dá para voltar atrás... Então dás a volta por cima e continuas!
Para alcançar coisas grandes, de certeza que não acordas um dia e decides conquistar algo, e uma semana depois “Bum”! Magia! Não... Dura anos por vezes! Sonhamos, a dormir e acordados sobre o que queremos...
Netta Barzilai também teve a sua história de luta e superação. Também se deve ter imaginado milhares de vezes à frente de milhares de pessoas. E chegou o dia! Passou as fases todas e chegou o dia da grande final da Eurovisão.
O sonho torna-se realidade. Ela ganha. Mas espera!... Em vez dos aplausos que ela imaginou milhares de vezes, recebe críticas, comentários sarcásticos e maldosos, e pessoas a julgarem inclusivamente a sua aparência.
Quando ela recebe o prémio diz: “Obrigada por terem aceite as diferenças que há entre nós.”
Mas este agradecimento pelos vistos não foi para todos. Mas sem me querer manifestar muito sobre o preconceito, gostava de me focar nos assuntos que costumo falar.
Um dia, tu vais conquistar o teu sonho, o teu objetivo. E acredita, vão haver pessoas a ter esta reação ao teu sucesso também.
Uma vez a minha mãe estava a ver um jogo meu, e tinha uma pessoa perto dela a falar mal de mim, e de tudo o que eu fazia no jogo. Mesmo quando eu marcava pontos, e nesse jogo fartei-me de marcar. Quando a minha mãe olhou, era uma ex-colega minha de equipa, que tinha jogado comigo 3 anos...
As únicas coisas que tenho a aprender destas situações, e do que tem acontecido desde que Israel ganhou a Eurovisão, é que:
- Independentemente do tamanho do teu sucesso, vai sempre haver alguém a falar mal
- As pessoas criticam as conquistas dos outros quando acham que elas mesmas não seriam sequer capazes de se arriscarem a fazer algo parecido
- E a mais valiosa: Que a tua felicidade nunca sejam as recompensas externas (prémios, aplausos, elogios), porque se forem, rapidamente vais desistir daquilo que gostas.
Que a tua felicidade, seja a felicidade de fazer o que te faz feliz.
Parabéns Netta Barzilai. Parabéns Israel!