Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

O SEGREDO DO PODER DA INFLUÊNCIA

image.jpeg

Lembra-te de alguma vez que tenhas chegado a um nível de nervos tão grande, que tiveste vontade de bater em coisas!

 

Deixa-me ajudar-te a chegar lá.. O teu serviço de TV/Internet falha e pedes um técnico. Ele marca uma hora e não aparece. Ligas de novo, e dizem que não sabem a que horas irá.. Entretanto desmarcaste compromissos para estar à espera dele! Começas a perder o controle e a senhora do outro lado do telefone diz: "Tenha calma!", Como te sentirias?

 

Ou lembra-te de alguma vez em que aconteceu algo que te deixou triste, angustiado, com vontade de desistir de tudo.. Talvez até tenhas chorado..

 

Nesse momento alguém chega e diz "chorar agora não vale de nada, anda! A vida continua!" Como te sentirias?

 

Deixa-me tentar adivinhar.. Na primeira opção não ficarias com mais calma, ficarias ainda com mais vontade de bater em coisas (e na pessoa também!). Na segunda opção sentirias que aquela pessoa não te compreende, e talvez até já não desabafarias mais com ela. Estou perto?

 

Consegues confiar em alguém que não te entende? Acho que não!

 

Isso porque o segredo da influência está na empatia.

 

Líderes, treinadores, chefes de departamento, professores, cabeças de família, têm falhado em influenciar, porque têm falhado em entender quem está à volta deles.

 

Se alguém cai num buraco, de que me serve dizer a ela "Sobe!"? Eu terei que arranjar um forma de chegar a ela.

 

A influência funciona da mesma forma. Se eu me conseguir colocar no lugar da pessoa que quero influenciar e se eu conseguir entrar no mapa mundo dela, eu vou entender a sua necessidade, e o porquê das suas atitudes.

 

Além da pessoa sentir que a compreendes (às vezes é tudo o que alguém quer), vais entender tu também o que faz mais sentido para ela.

 

Quando a empatia surge, não só através do conteúdo da conversa, mas também através do tom de voz e linguagem não verbal, a pessoa irá confiar em mim o suficiente para me ouvir, porque sente-se compreendida.

 

Nesse momento começa a influência!

 

Usa-a agora de forma positiva! ;)