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|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

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Tenho falado ultimamente sobre uma competência essencial para se alcançar sucesso, seja no desporto ou noutro contexto - Capacidade de adiar a recompensa. 

Repara que cada vez que decides treinar, deitar-te cedo, comer de forma saudável, estudar ou fazer um esforço extra no treino, estás a adiar a recompensa imediata de descansar, ver séries até tarde, comer o que te apetece, em prol de uma recompensa futura - como ser melhor atleta, estar preparado fisicamente, estar preparado para um teste e ser melhor aluno. 

A nossa vida está cheia de escolhas entre a recompensa de hoje (imediata) ou a recompensa de amanhã (adiada). Gerir os nossos impulsos torna-se então uma capacidade psicológica básica no que diz respeito ao alcançar de objetivos a médio e longo prazo.

Estudos realizados nas décadas de 60/70 por Walter Mischel - psicólogo - comprovaram a ligação que existe entre a capacidade de adiarmos a recompensa instantânea, com o sucesso a médio/ longo prazo - vê este vídeo para entenderes melhor. 

Um atleta não se faz de uma dia para o outro. Carreiras desportivas constóem-se num acumular de trabalho intenso e estratégico ao longo de vários anos. Desta forma, se o atleta (ou qualquer outra pessoa) não se treina para gerir as suas emoções de forma a adiar a recompensa imediata, estará sempre a descair-se e a acumular comportamentos que irão deixá-lo mais longe dos seus objetivos. 

Tenta agora refletir sobre as seguintes questões:

- Quais os meus objetivos?

- O que preciso de fazer para lá chegar?

- Que maus hábitos tenho tido (que me afastam os meus objetivos)?

- O que me custa abdicar em prol dos meus objetivos?

- O que é mais importante? O mau hábito ou o meu objetivo?

 

Tenta meter na balança o que é mais importante para ti, a recompensa imediata ou o objetivo ( e a recompensa desse objetivo) a médio/longo prazo. Se for a recompensa imediata, poderá estar a acontecer o seguinte: Pode ser que o teu objetivo não esteja bem traçado, fazendo-o ser muito pouco atrativo ao ponto de não valer a pena os sacrifícios diários. 

Passa algum tempo a trabalhar nos teus objetivos, naquilo que é realmente importante para ti. Se fizeres isso, e te aperceber que estás a trabalhar e a sacrificar por algo que é relamente importante para ti, será mais fácil deixar de lado o computador à noite, a comida rápida dia sim, dia não... Será mais fácil dares o teu melhor em todos os centímetros e não apenas de vez em quando. 

 

Até à próxima! 

 

Nádia Tavares

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