SÉRIE: ANGOLA COMO ELA É - Parte 1
INTENÇÃO DO TEMA
Durante os dias que estive em Angola fiz imensas perguntas. Perguntas que me trouxessem respostas, e não que confirmassem o julgamento de muitos.
Julgamentos como:
Angola é um fim de mundo
Angola tem uma taxa de criminalidade elevadíssima
Roubam e matam muito
É uma confusão.. uma selva
Só existe miséria
Não existe luz nem água nas casas
A maior parte das pessoas não têm escolaridade
As nossas perguntas muitas vezes são feitas de forma a obtermos a resposta que queremos, para que a nossa história continue a fazer sentido.
Mas se limparmos a nossa mente, e não tivermos história prévia quando vamos a um lugar, quando conhecemos uma pessoa, ou quando participamos de uma experiência nova, fazemos as perguntas certas, e temos as respostas sobre como as coisas são, e não como achamos que são.
Durante esta semana vou escrever algumas coisas que aprendi nesta viagem. A minha intenção é que depois destas leituras, fiques mais atento à forma como vês as coisas... se as vês como são, ou se as vês como achas que são. Ou até como queres que sejam.
Eu via as coisas de uma forma, mas olhei como se fosse a primeira vez, e como se nunca ninguém me tivesse contado nada... Aprendi tanto!
Desafio-te a ler e a refletir, porque quando te contar o que descobri em apenas 18 dias, acredito que nunca mais irás olhar para as pessoas, para as culturas,nem para o mundo, da mesma forma.
Até amanhã
Nádia Tavares