Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

|| DreamAchieve || Sports & Performance

Psicologia do Desporto e Performance || Coaching Desportivo e Empresarial || Formação

260-084.JPG

 

Estávamos num treino em que o Zé Leite estava especialmente "aceso", a insistir na intensidade, no ir buscar a bola "ao fim do mundo" se fosse preciso. Eu tinha algo para provar...

 

Estava numa fase da época em que queria ganhar algum espaço. A época não tinha começado assim há tanto tempo, e estar num novo desafio no Centro de Alto Rendimento, onde todas eram consideradas as melhores nos seus clubes, fez com que eu criasse um novo objetivos de progressão na minha evolução. 

 

Uma coisa que, por exemplo, nunca tinha prestado atenção devida, era à defesa, e comecei a perceber que se queria ter espaço ali, tinha que começar a empenhar-me mais. A competição (saudável) que havia entre nós jogadoras, fazia com que marcar pontos já não fosse o mais importante, porque ali todas sabiamos fazer isso. Eu tinha que trabalhar para ser uma jogadora completa.

 

Foi quando num treino eu tive que ir além das forças do meu corpo...

Tudo vinha da atitude, do esforço, do empenho... Eu tinha que mostrar que queria! Não era que antes não quisesse, mas podia dar-me ao luxo de "descansar" quando estivesse no limite, porque sabia que não ia ser prejudicada. Ali ia... 

 

Num exercício de contra-ataque, o Zé pegava na bola e atirava-a ao cesto, a primeira equipa que ganhasse ressalto, atacava para o lado contrário o mais rápido possível para ganhar vantagem. Estava um calor daqueles no pavilhão da FMH, a minha t-shirt já tinha mudado toda de cor, mas como disse, tinha algo a provar, porque apesar de ter algum talento, no início da época o Zé tinha-me dito:

 

"Nunca duvidei do teu talento, mas por vezes tenho duvidas sobre a tua força de vontade."

 

Ele lança a bola, o ressalto é longo e vai para a linha lateral na direção dele. No meio da luta de corpos, torço o pé e caio no chão. O meu corpo fica metade dentro de campo e metade fora de campo. Uma boa metáfora para quem está a decidir se quer estar dentro ou fora. A outra equipa pega a bola e inicia o contra-ataque. Eu fico no chão a usar as dores como desculpa para não correr para a defesa... Afinal tinha torcido o pé. O Zé fez-me uma pergunta: "Treinas ou sais de vez?" 

 

São estes pequenos momentos que te mudam, as pequenas decisões de desistir que tomas ao longo da tua vida que facilmente podem ser justificadas com uma dificuldade que surge. Facilmente podia ter dito que tinha torcido o pé, podia ter chamado a fisioterapeuta, podia ter ido por gelo... Facilmente podia ter dito que me doía e descansava essa semana, com a ótima desculpa de lesão. 

 

A questão é que nós somos pessoas de hábitos, de padrões de comportamento. Quanto mais vezes desistes diante de uma dificuldade, mais vezes irás desistir no futuro. Quanto mais vezes superas dificuldades, mais vezes irás superar no futuro. Porque o facto de já o teres feito uma vez antes, dá-te confiança para fazer de novo! 

 

As pessoas perguntam sobre o porquê de ser perder a motivação para algo, a resposta está aqui: Somos nós mesmos que a destruimos quando escolhemos parar em vez de continuar. Ir ou ficar.

 

Naquele milésimo de segundo tinha uma decisão para tomar. Levantei-me, e fiz a recuperação defensiva a coxear. Cheguei em último, mas cheguei. Continuei a treinar até ao fim. O meu pé ficou meio dorido, fiz gelo, tratei, mas não parei. Isso para mim foi o importante. Não parei! Continuei! Provei que conseguia uma vez, então consigo duas, três, quatro... Mil! Até atingir os meus objetivos

 

Ninguém notou naquilo, ninguém deu muita importância, mas a minha motivação deu, a minha ideia de mim mesma deu. Afinal consigo. Afinal tenho força de vontade. Afinal quero o suficiente. Afinal vou conseguir. 

 

Pequenos momentos, é isto que temos. Estamos sempre à espera de coisas enormes e vistosas... Elas são construidas de degraus. Um a um e chego lá. 

 

Até para a semana! 

 

 

Próxima Ação de Formação da DreamAchieve - Motivação, Objetivos e Resultados 

Inscreve-te aqui

 

 

 

 

Realiza o nosso

Programa de Treino Mental ATHLETE'S MIND

AM-Final-Logo-Cara-01.jpg

 

 

Segue-nos no Facebook

fb.png

 

Informação sobre Eventos e Formações 

Apresentação.jpg

 

Ouve o nosso Podcast

HPH.png

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.