Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

TUDO COMO IMAGINEI!

IMG_0584.JPG

 

Perguntaram ao Michael Phelps, depois de conquistar 28 medalhas nos Jogos Olímpicos: "Imaginou chegar tão longe?". É uma pergunta bastante comum quando se conversa com alguém que alcançou patamares fora do normal. A resposta normalmente é modesta: "Não imaginava chegar tão longe!", "Não acredito que isto aconteceu!"

 

Pois o Phelps respondeu de outra forma: "Aconteceu tudo como imaginei!"

 

Fiquei entusiasmada com a resposta dele, porque sempre que conquistei alguma coisa na minha carreira de atleta, e na minha vida, eu estava à espera. Não de uma forma arrogante, mas de uma forma ativa.

 

Ninguém chega ao pódio por acaso.

 

Se alguém alcança algo, é porque lutou por isso. E se lutou por algo é porque acreditava que podia ganhar, e imaginou-se a conquistar.

 

A diferença entre os bons e os excelentes, está em terem coragem de assumir os seus objetivos. Os bons vão "tentar", os excelentes vão CONQUISTAR! Muitas vezes são chamados de arrogantes. A nossa sociedade parece que se habituou à falsa humildade. Traduzindo: Falsa humildade é medo de assumir e perder.

 

Eu lembro-me que sempre que ganhei campeonatos distritais, nacionais, prémios de melhor marcadora, melhor ressaltadora, 5 ideal e MVP... Nunca fiquei surpreendida, porque era para isso que eu estava a competir, para ganhar e ser a melhor jogadora possível dentro de campo.

 

Nunca foi acidente, nem inesperado. Pelo contrário, era esperado! Esperado com treino, com esforço, com disciplina, com apoio mútuo entre as minhas colegas e treinadores.

 

Esse discurso de "Não estava nada à espera"... Se não estavas à espera de ganhar, estavas à espera de quê? De perder? Foste competir para perder? Acho que ninguém faz isso. Pelo menos não quem ganha...

 

Uma das técnicas de Coaching que uso com vários clientes é a imaginação. Imaginar o momento que o atleta tanto quer, ou mesmo que alguém queira fora do desporto.

 

Levo a pessoa até ao momento, a imaginar o dia da sua conquista. Quem vai estar? Como vai ser? O que vais ouvir? O que vais ver? Tudo em detalhe... Isso só aumenta a motivação de querer trabalhar ainda mais! Se a pessoa trabalhar para isso, não será algo que ela nunca imaginou, será tudo o que ela imaginou.

 

Se tu, agora mesmo, conseguires imaginar ao detalhe o que queres, te focares nisso, e fizeres com excelência e disciplina aquilo que sabes que tens que fazer, a tua conquista não será por acaso! Será simplesmente uma consequência.

 

Atreve-te a sonhar!

 

Bons sonhos! ;)

1 comentário

Comentar post