Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

DreamAchieve

Psicologia, Coaching PNL e Desporto

TUDO O QUE QUERO É GANHAR!

IMG_0651.PNG

 

"Tudo o que quero é ganhar!"

 

Muita gente diz-me esta frase, principalmente no mundo do desporto. Ganhar jogos, campeonatos, taças... Legítimo e compreensível, ganhar é espetacular.

 

Na semana passada fui ver a final da Taça de Portugal de basquetebol feminino. Uma excelente competição, pavilhão composto, aplausos, cânticos das bancadas, festejos. A equipa da casa ganhou e foi uma festa.

 

Eu fiquei a apreciar o momento, vieram-me as lágrimas aos olhos enquanto via os festejos da equipa vencedora, os abraços, os aplausos... Lembrei-me quando também ganhei a Taça de Portugal, e bateu aquela saudade de competir. Do nervoso, da felicidade, da realização...

 

Para quem não sabe, a Taça de Portugal é suportada por uma caixa de madeira onde vão sendo colocadas pequenas chapas de metal com os nomes das equipas que ganham naquele ano. Essa Taça grande não tem um lugar fixo, fica na "casa" do clube vencedor, e vai rodando a cada ano. A mais pequena fica no clube como troféu.

 

IMG_0653.JPG

 

Enquanto olhava para a entrega de prémios pensava na chapa de metal que continha "CAB Madeira 2006/2007". Estava lá metida no meio das outras. Fiquei a viajar até há dez anos atrás quando estava na Madeira, e era eu, as minhas colegas e treinadores que estávamos a fazer aquela festa. Mas naquele momento, já ninguém se lembrava disso... Naquele momento interessava aquele momento, e aquela equipa.

 

Fiquei muito tempo a refletir sobre isso. Sobre a importância de ganhar. Obviamente tem a sua importância, quem não gosta? Eu falo por mim, amava ganhar. Mas e depois disso?

 

O tempo passa e o que fica? Uma Taça? Uma medalha? Uma chapa de metal que anda a viajar por aí de clube em clube? O que é que realmente muda na tua vida?

 

Só para te fazer refletir um pouco... Porque é que é tão importante para ti ganhar?

 

Não que não tenha que ser importante. Mas quando deres por ti a dizer "Tudo o que quero é ganhar", fica atento, porque se isso é tudo o que queres, esse tudo passa rápido.

 

Ganhar é (ou podia ser) implícito. Ninguém entra numa competição para perder. Mas se estiveres só focado nisso, perdes um monte de oportunidades de te desenvolveres no meio da viagem.

 

Eu olho para esta foto com as minhas colegas e lembro-me dos nomes, das vozes, das personalidades, das aprendizagens, dos estilos, dos treinos e jogos, de momentos, de viajar... De crescer com elas, dos erros que cometi, de como mudei. De certa forma, acredito mesmo que foi isso que ganhei.

 

De certa forma também foi isso que fez com que soubesse que se voltasse ao início da época, teria escolhido a mesma equipa. Mesmo quando no final da época perdemos o último jogo dos play-offs ficando em segundo lugar no campeonato nacional.

 

Acho que principalmente nesse momento, em que perdemos, é que realmente podemos saber se ganhamos. Visto que um troféu por si só não traz um grande acrescento a longo prazo, quando temos a oportunidade de perder e sentir o que ficou dentro de nós, sem ganhar um título, creio que aí é que podemos realmente avaliar o nosso percurso.

 

Fiquei ainda mais emocionada quando percebi o que tinha ficado dentro de mim. É isso que me permite hoje contar histórias. Há muitas pessoas que me dizem que os meus textos as ajudam, ensinam, as inspiram e as motivam... Mas acho que ninguém imagina o quanto eu me inspiro também quando me apercebo que aquele currículo desportivo não ficou só num papel, perdido no meio de memórias.

 

Aquilo tudo foi só um pedaço da minha história, em que os resultados poderiam ter sido melhores ou piores, mas as aprendizagens foram realmente o que marcaram. Foram elas que me trouxeram aqui.

 

Se por acaso perderes aquilo que tanto queres ganhar, e conseguires dizer que farias tudo igual, foi aí que realmente ganhaste.

 

"Porque o verdadeiro sucesso está em ter uma consciência tranquila porque fizeste o teu melhor." - John Wooden